PREOCUPAÇÃO

Preocupação está no centro dos transtornos de ansiedade. Os modelos cognitivo-comportamentais enfocam nas distorções cognitivas do indivíduo acerca desses pensamentos. Pode-se notar, por exemplo, que essas pessoas tem uma tendência a prever de maneira negativa os acontecimentos futuros, desconsideram os aspectos positivos, ignoram a possibilidade de conseguirem fazer algo novo, subestimam seu potencial em lidar com frustrações, mantém padrões de extrema exigência e perfeccionismo e uma extrema necessidade da aprovação dos outros, além de baixa tolerância ao que é incerto ou ambíguo. 

Numa perspectiva dicotômica, podemos sugerir que algumas pessoas acreditam que se preocupar as protege de eventos negativos, por outro lado, outras pessoas acreditam que preocupar-se demais pode trazer consequências negativas, como doenças, insanidade e, portanto, esta precisa ser controlada ou eliminada.  Muitos enxergam o ato de preocupar-se como uma forma de solucionar problemas, se preparar ou se proteger contra possíveis calamidades. De fato, a preocupação pode ajudar e motivar a fazer coisas – por exemplo, preocupar-se antes de uma prova pode ser útil para fazer o aluno se preparar. Entretanto, nem sempre é um comportamento benéfico.

Existe uma crença por trás do esquema de preocupação do paciente e uma boa maneira para avaliar é utilizando um “exame de vantagens e desvantagens”, assim, explorando custos e benefícios.

Ficar ansioso em determinada situação de pressão é natural. Preocupação exagerada é o problema, quando o indivíduo só consegue viver preocupado, pensando em resolver problemas que ainda nem aconteceram ou sequer vão acontecer.

O excesso de preocupação pode ser um sinal de estresse intenso ou ansiedade.

Acesse nosso site para mais informações: Clique aqui

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?